tyre-flipping-2141109_1280

Conheça a História do Crossfit

O CrossFit teve sua origem em meados da década de 90, mais precisamente em 1995, em Santa Cruz-Califórnia quando o criador da modalidade, um ex-ginasta chamado Greg Glassman, que foi treinador do Departamento de Polícia de Santa Cruz, fundou o primeiro box de Crossfit. Nessa época começou a desenvolver um novo método de treinamento englobando exercícios funcionais, de alta intensidade e com foco no condicionamento físico geral.

O que motivou o criador do método foi que quando jovem teve poliomielite e se utilizou da ginástica e outros exercícios para recuperar sua força, mas o seu desgosto com os métodos convencionais de treinamento das academias que passou fez com que desenvolvesse uma série de exercícios que mais tarde se tornaram a base do CrossFit.

Ele também deixou de ministrar aulas individuais, e passou a dar aulas em grupo com o aumento da procura pelo seu trabalho, começa aí a comunidade CrossFit.

Mas a marca CrossFit só foi oficialmente estabelecida em 2000. Desde então, surgiram várias academias nos Estados Unidos e atualmente são mais de 10 mil academias afiliadas pela CrossFit Inc. e em mais de 97 países.

No Brasil, o primeiro box de CrossFit foi aberto em 2009 em São Paulo, com o nome de CrossFit Brasil.

 

Os Princípios do CrossFit

Os treinos são orientados por esses três princípios:

– Movimentos Funcionais: quanto mais próximo dos movimentos diários, melhor é a transferência de movimentos. Com movimentos multiarticulares são trabalhados vários músculos ao mesmo tempo.

– Alta Intensidade: contribui para desenvolver o melhor condicionamento físico. À medida que evolui no treinamento o desafio aumenta e a intensidade ao contrário da musculação vem do próprio corpo.

– Variação Constante: presa por uma rotina de exercícios diferentes todos os dias. Além disso, esses exercícios possuem movimentos complexos e livres o que estimula também o cérebro.

 

Os Benefícios do CrossFit

Aumenta a força física;

Aumenta a flexibilidade corporal;

Aumenta a auto-estima e a disposição;

Reduz o percentual de gordura corporal;

Diminui o estresse;

Previne lesões corporais;

Promove uma definição muscular;

Pode ser praticado por qualquer pessoa, inclusive grávidas, desde que esteja acompanhada por um profissional qualificado.

 

Exercícios Fundamentais no CrossFit

Air Squat

Exercício muito próximo dos movimentos do dia a dia, como pegar algo que está no chão. Feito de maneira correta previne muitas dores lombares.

 

Front Squat

A barra na posição frontal desenvolve a estabilidade na linha média promovendo uma melhor postura corporal e equilíbrio.

 

Overhead Squat

É um exercício que exige muita flexibilidade, estabilidade funcional ao nível postural e do core. Trabalhando este exercício de uma forma efetiva, também está automaticamente a realizar movimentos que o vão ajudar em outros exercícios, como o Power Snatch.

 

Shoulder Press

Útil para construir simetria na parte superior do corpo, desenvolvendo core e ombros fortes e estáveis.

 

Push Press (desenvolvimento da barra com impulso)

Com a mesma pegada do Push Press, o Push Jerk utiliza como ferramenta principal a força do quadril e o joelho. Conhecido como 2o tempo do arremesso, esse é um exercício de potência e através dele é possível levantar cerca de  35% mais carga que o tradicional desenvolvimento em pé.

 

Push Jerk

Com a mesma pegada do Push Press, o Push Jerk utiliza como ferramenta principal a força do quadril e o joelho. Conhecido como 2o tempo do arremesso, esse é um exercício de potência e através dele é possível levantar cerca de  35% mais carga que o tradicional desenvolvimento em pé.

 

Deadlift (levantamento terra)

É um movimento que é em tudo semelhante, a alguns movimentos que executamos no dia-a-dia, só que as cargas são obviamente menores. Sua execução solicita alguns grupos musculares importantes (glúteos, isquiotibiais, adutores, extensores do joelho e extensores da coluna vertebral).

Por isso mesmo ter uma boa postura é fundamental.

 

Sumo Deadlift High Pull

O padrão de movimento do SDHP é inestimável para aprender a transferir força dos quadris e pernas, através da parte superior do corpo e para o objeto que está sendo levantado com máxima eficiência. Essa habilidade é vista em muitas outras aplicações esportivas, como remo, arremesso e levantamento de peso.

 

Medicine Ball Clean

É um exercício que demonstra de forma eficiente para o atleta em desenvolvimento a sequência crítica do quadril.

Todos os direitos reservados © 2021 Crossfit Telêmaco Borba

logo site

MKFITNESS LTDA CNPJ 29.237.563/0001-80
Rua 15 de Novembro, nº. 378, Centro – Telêmaco Borba/PR 

BLOG CROSSFIT JOURNAL