Atualmente, os treinos de Crossfit são os mais populares em academias de todo o mundo, justamente pela facilidade de adaptação que os exercícios deste programa de treinamento proporcionam por ser bastante dinâmico e variado.
Muitas aulas de treinamento em circuito, que os professores chamam de treinamento funcional, utilizam exercícios e acessórios comumente utilizados em um box de CrossFit (como é chamado o centro de treinamento).
As aulas parecem um treinamento militar, mas procura respeitar o limite de cada um mesmo sendo uma aula prescrita em grupos. É o nível de condicionamento físico do praticante que vai ditar também sua prática. A ideia aqui é superação, sair da zona de conforto, utilizando muitos movimentos que se aproximem do dia a dia e outros mais complexos que engloba, vários movimentos em um único exercício.
Para isso, as aulas seguem três princípios: movimentos funcionais, variação constante e alta intensidade. Esses princípios acabam limitando um pouco a prática para populações especiais. Para empregar o Crossfit nessas situações seria necessária uma prescrição individualizada.
Existem nove exercícios que são característicos dessa modalidade divididos em três categorias: squats (agachamentos), press (movimento de empurrar a barra) e deadlifts (levantamento terra com a barra). Esses exercícios podem ser alternados com outros para ter variação no treino e não cair na monotonia de repetir sempre o mesmo treino.
O treino tem que ser acompanhado por um profissional capacitado e habilitado. E, como o CrossFit é uma marca registrada, para dar aula e usar esse nome o professor tem que ter feito o treinamento pela CrossFit Inc. e tanto ele quanto a academia devem estar filiados a esta empresa.
Assim, este profissional saberá como conduzir a modalidade de acordo com o criador Glassman. E o aluno terá suporte fundamentado em treinamento.
O Que É CrossFit?
A busca por saúde e por uma capacidade física o mais completa possível fez com que Greg Glassman criasse um método que desenvolvesse sua força estimulada por movimentos simples e funcionais, como levantar pesos e objetos, não importando se a pessoa tem 25 ou 75 anos.
Movimentos básicos do dia a dia como agachar, pular e correr são deixados de lado em função do sedentarismo. Mas são movimentos muito importantes no condicionamento físico geral.
O objetivo do Crossfit é trabalhar com esses movimentos e potencializar todas as principais capacidades físicas do ser humano, como a resistência cardiorrespiratória, a resistência muscular, a flexibilidade, força, coordenação, potência, agilidade, equilíbrio e velocidade.
O principal equipamento para a prática do Crossfit é o próprio corpo, mas também podem ser utilizadas algumas ferramentas básicas, como cordas, pesos, caixas, elásticos, correntes, entre outros que auxiliem na execução de alguns exercícios.
Assim, a partir da incorporação de movimentos de vários esportes, níveis de intensidade e velocidade de execução faz com que o CrossFit seja uma modalidade completa. Pode ser praticado a partir dos três anos de idade, pois é uma atividade de evolução gradativa, indo do lúdico ao rendimento, que busca respeitar o nível de desenvolvimento físico que o praticante está.
Os treinamentos duram em torno de uma hora dividida em aquecimento, exercícios mais técnicos e o que os treinadores chamam de WOD (work of day), significa “treino do dia”, no qual os praticantes deverão fazer os exercícios em alta intensidade. Abrange exercícios baseados no levantamento olímpico, movimentos ginásticos e movimentos metabólicos (correr, saltar, etc) do treinamento militar.
MKFITNESS LTDA CNPJ 29.237.563/0001-80
Rua 15 de Novembro, nº. 378, Centro – Telêmaco Borba/PR